top of page

Sintomas da Rosácea

A rosácea tem como alguns sintomas a pele sensível, seca, avermelhada e com surgimento de pequenos vasos dilatados e lesões na pele que se assemelham a acne, espessamento da pele e dilatação folicular no nariz.


Subtipo 1 - Eritemato Telangectásico:


Rosácea Subtipo 1

Vermelhidão e vasos dilatados na pele, dando a sensação de calor.



Subtipo 2 - Rosácea Papulopustulosa:


Rosácea Subtítulo 2

Aparecem pápulas ou pústulas na pele. A pápula pode ser definida como uma lesão elevada e sólida na pele, enquanto a pústula é uma lesão elevada que apresenta pus na rosácea. Na rosácea pápulopustulosa o rubor se apresenta mais intenso.



Subtipo 3 – Rosácea Fimatosa


Nesse tipo de rosácea, ocorre a presença de fima (tumor formado por estruturas da pele ou por tecido subcutâneo) que se caracteriza pela hipertrofia das glândulas sebáceas e pela proliferação do tecido conectivo e vasos sanguíneos (formando como se fosse uma teia de vasos sanguíneos).


O tipo mais comum de fima é aquele que afeta o nariz (remofina). A remofina caracteriza-se pelo aumento gradual e deformante do nariz em decorrência do espessamento e da dilatação dos folículos que causam alterações na cor, textura e vascularização da região. Esse quadro mais comum em homens do que em mulheres e é considerada a forma mais grave da rosácea. O tratamento envolve procedimentos cirúrgicos.



Subtipo 4 - Rosácea Ocular:


Na rosácea ocular, ocorre o comprometimento dos olhos com o surgimento de blefarite e de conjuntivite. A blefarite é uma inflamação na pálpebra que causa comprometimento dos cílios de produção de lágrimas. A conjuntivite, por sua vez, é a inflamação da membrana externa do olho da região interior da pálpebra.


Algumas vezes, a rosácea ocular pode evoluir para casos de ceratite (inflamação da córnea) e esclerite (inflamação da esclera) ou irite(informação inflamação da Íris).


A rosácea tem cura definitiva ?


A rosácea não apresenta cura definitiva. Seu tratamento é usado como forma de controle do problema e para evitar a remissão do quadro. Vale a pena salientar que o tratamento escolhido pelo médico dependerá do tipo de rosácea. Na estética existem máscaras de tratamento adequadas e procedimentos com uso de cosméticos específicos.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page