top of page

O Líquor

Atualizado: 12 de out. de 2020

Dr. Sutherland, pai da osteopatia craniana,considera o liquor como"luz líquida" que carrega a energia da vida, conferindo a ele propriedades curativas distintas:


"O liquor é o ponto de encontro entre o sopro da vida em um só corpo, é onde o físico e o espiritual se unem,a essência que conduz o princípio de vida pelo corpo,como a seiva vital em uma árvore."

O terapeuta, ao sentir a flutuação rítmica do liquor no sistema craniossacral, sincroniza sua atenção com o movimento de inalação e exalação da Respiração Primária que se manifesta no corpo todo e coopera com as forças inerentes de homeostase, auxiliando no processo de regeneração e autocura do organismo. A partir dessa sincronização com os movimentos da Respiração Primária, terapeuta e cliente entram em um estado de meditação que pode melhorar processos biológicos somáticos, cognitivos e afetivos.


Melhorando o funcionamento do sistema craniossacral significa melhorar a circulação do liquor que circula entre as meninges ao redor do cérebro e ao longo de toda coluna vertebral. O liquor é um líquido claro filtrado do sangue por estruturas específicas (plexo coroidal), nos ventrículos dentro do cérebro, que tem a função de nutrição e proteção mecânica e química do sistema nervoso, carregando também as toxinas de volta ao sistema venoso. Sua circulação resulta em uma flutuação rítmica ou pulsação (ritmo craniossacral) que pode ser sentida através de palpação específica em qualquer parte do corpo. Todas as funções mediadas pelos sistema nervoso central dependem do fornecimento adequado deste liquor. Se a fisiologia do líquido cerebrospinal estiver alterada, o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado com prejuízos na saúde do corpo todo.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page